Sindicato Rural de Iporã participa de curso da Fetaep

Sindicato

A ação regional se concretizou pelo fato do Paraná contar com uma rede de educadores forte e atuante. Nestes 10 anos de Escola Nacional de Formação da Contag já passaram pela formação cerca de 100 educadores(as) populares do Paraná

As lideranças rurais de Iporã e região discutiram a formação e a identidade dos sujeitos do campo entre os dias 09 a 11 de dezembro na Casa de Formação Padre Danilo Rossato. O evento faz parte do Curso de Formação de Educadores e Educadoras em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

A iniciativa regional, que é inédita e pioneira no Estado do Paraná, faz parte da Escola Nacional de Formação da Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e está sendo coordenada pela Regional 3 da Fetaep – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná. Fetaep e Emater se uniram em favor deste projeto.

O curso teve 33 participantes e 8 pessoas palestraram ou fizeram parte da Equipe Pedagógica que orientou o projeto. Os que fizeram parte da Equipe Pedagógica são Educadores Populares que já passaram pela ENFOC – Escola Nacional de Formação. Vieram Colaboradores da CONTAG de Brasília, da FETAEP de Curitiba, Educadores da Região. Entre eles Carlos Sestari, que é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã e delegado sindical adjunto. Participaram dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de: Iporã, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Francisco Alves, Alto Paraíso, Icaraíma, Cafezal do Sul, Mariluz, Alto Piquiri, Umuarama, Xambrê, Maria Helena, Nova Olímpia, Cidade Gaúcha, Indianópolis, Tapejara, São Tomé, Japurá, Tuneiras do Oeste e Ivaté.

Este primeiro módulo teve a temática “Sujeito, Identidade, Sociedade e Estado”. Toda a ação formativa será dividida em quatro módulos, de três dias, sendo cada etapa em um município da região.

O projeto de trabalho, que conta com o apoio do Instituto Emater, é do assessor regional Fetaep/Emater e educador popular, Eder de Oliveira. “Com esta temática vamos propor o entendimento dos sujeitos a partir da realidade em que estão inseridos”, afirma. Proposta esta que vai além dos ensinos teóricos e parte para a prática com vivências pedagógicas nos demais municípios da região. “Pretendemos mostrar toda história e potencial do Noroeste do Estado”, acrescenta. Dessa forma, a formação será baseada na proposta de ensino-aprendizagem, na troca de experiência, e na valorização dos saberes de cada um.

O principal objetivo dessa formação, segundo Eder Oliveira, é formar lideranças locais que sejam do convívio dos trabalhadores rurais agricultores familiares e assalariados. “Afinal, eles deverão atuar junto a suas bases para, a partir do conhecimento formativo, contribuir com o desenvolvimento rural sustentável e solidário, propiciando alternativas de geração de renda com foco nas pessoas que vivem no campo”, explica Oliveira.

Para a Fetaep a ação é de extrema importância tendo em vista que desperta as lideranças que passam a visualizar formas e maneiras de oferecer alternativas de renda e de trabalho, melhorando a economia local. “A partir do momento em que eles se inserem no processo formativo e se enxergam como agentes capazes de propor aos trabalhadores outras formas de viver e de trabalhar, os resultados aparecem”, comenta o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Nesse sentido, continua ele, os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais exercem um papel fundamental, pois é a ponte direta com a categoria.

Fonte: Renata Souza – Departamento de Comunicação

FETAEP – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná

Durante esta primeira etapa do curso os participantes visitaram Guaíra, na comunidade quilombola Manoel Ciríaco dos Santos, onde foram recebidos pelo Adir, que relatou todo processo de demarcação do quilombo e o preconceito que sua comunidade sofre. Na aldeia, foram recebidos pelo Cacique Ilson, que é o cacique mais jovem do PR. Ele relatou toda dificuldade de demarcarem suas terras, depois de terem sido os povos originários que aqui estavam.

 

 

 

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