Parceria entre UFPR e Colégio Estadual de Iporã traz a Robótica para a sala de aula

Em uma iniciativa pioneira, a Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, através da Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Computação, manteve neste ano uma parceria com o Colégio Estadual de Iporã para aplicar novas metodologias ligadas à Robótica Educacional aos alunos do ensino fundamental e médio. O projeto fez parte das atividades de Estágios Curriculares Obrigatórios dos cursos de Licenciaturas mantidos pela UFPR.

As aulas em Iporã foram ministradas pelo acadêmico em Computação, Airan Bertinetti, que também é autor do projeto. Segundo ele, o principal objetivo do trabalho foi testar, em sala de aula, novos conceitos relacionados à robótica educativa baseada em técnicas de PBL, ou seja, o aprendizado baseado em problemas e sua assimilação na didática utilizada por futuros professores.

O projeto acadêmico recebeu pronto apoio da Direção do Colégio em Iporã, que disponibilizou excelente infraestrutura para que as aulas acontecessem. Os alunos da turma de robótica também tiveram a oportunidade de viajar às cidades de Palotina e Cascavel para participarem de eventos da área.

O auge do treinamento foi a competição de robôs que aconteceu no interior do Colégio. Centenas de estudantes puderam ter contato direto com as máquinas através do desafio entre os alunos de robótica. Cinco equipes, Revolution, Rippler, Alpha, Beta e Fênix competiram com seus robôs nas categorias seguidor de linha, labirinto autônomo e arena bluetooth, colocando à prova tudo o que aprenderam em sala de aula.

O sucesso da parceria com a UFPR foi fruto do trabalho de muitas pessoas. “Não teríamos conseguido atingir os objetivos sem ajuda da Direção do Colégio e de seu corpo técnico e docente. Gostaria aqui de agradecer ao professor José Sorrilha pelo entusiasmo quando lhe apresentei a ideia, ao professor Saulo Pinezi por não medir esforços para que as aulas acontecessem e à professora Cidinha Cogo pela supervisão pedagógica de todo o trabalho. E um agradecimento especial à professora Inês Sibim, que se manteve incansável na realização das atividades junto aos alunos. Também não posso esquecer a Professora Doutora Eliana Santana Lisboa que foi minha orientadora do estágio e do professor Marcos Schreiner, coordenador do Curso de Licenciatura em Computação da UFPR – Setor Palotina”, salientou Airan Bertinetti.

Todo o material adquirido para a construção dos robôs e da impressora 3D foi doado ao Colégio Estadual de Iporã e ficará a disposição dos professores para outras atividades educativas.

Alunos durante a competição que aconteceu na UFPR em Palotina

Os alunos do Colégio assistindo o desafio entre as equipes e seus robôs

 

 

 

 

 

 

 

 

Momento da entrega oficial dos Kits Robóticos à Direção do Colégio Estadual

Tags:, , ,

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário